segunda-feira, 25 de março de 2013

A dura rotina de uma abelha operária






As abelhas operárias são disciplinadas, metódicas e ordeiras. Elas surgem de um ovo depositado pela abelha rainha em um dos tubos hexagonais que formam uma colméia, e a partir daí inicia-se a história de vida de uma pequenina, porém extraordinária operária.

· três dias depois nasce uma pequenina larva

· nos três dias seguintes a larva recebe como alimento a geléia real cresce e desenvolve-se

· nos outros cinco dias seguintes recebe mel e pólen também como alimento e continua o seu desenvolvimento

· no oitavo dia a larva já ocupa todo o espaço interno do tubo (seu crescimento se dá com várias trocas das mudas de pele) e começa a tecer um casulo no interior do qual a larva transforma-se em pupa (neste momento o tubo é fechado com uma tampa de cera) que em seguida se resolve em um inseto adulto.

· no 20º ou 21º dia da fase de pupa, esta transforma-se em uma nova abelha operária e sua primeira tarefa é limpar o tubo onde nasceu e se desenvolveu. A primeira função de uma abelha operária é a de manter a limpeza e dar a correta destinação final dos resíduos encontrados (restos de mudas de pele, de mel, de grãos de pólen e de cera) na colméia. Esta fase dura uns três dias

· no quinto dia de vida adulta, a abelha passa a secretar geléia real pela sua boca que é colocado nos tubos que contém larvas (se uma larva recebe esta geléia real por seis dias, ela transforma-se em rainha - esta tarefa é definida pela necessidade da comunidade ter uma nova rainha).

· as operárias adultas com nove dias de vida param de produzir a geléia real e assumem uma nova função - a de construtora da colméia. O mel que ingeriu até então é transformado em cera que é utilizada para formar os favos (conjuntos de tubos hexagonais). Uma secreção surge dentre as placas de seu abdome. Ela é retirada pelas patas anteriores e levada para a boca onde as mandíbulas a transforma em cera que é empregada na construção do favo.

· com dezesseis dias de vida as abelhas assumem nova função - a de receber em sua boca o néctar trazido por outras operárias e depositá-las nos tubos vazios. No interior destes tubos, dias depois, o material transforma-se em mel (favos de mel). O pólen trazidos por outras abelhas é armazenado separadamente em outros tubos compactados pela atividade das operárias.

· vinte dias de vida - a abelha operária passa a função de guarda da colméia. Fica a postos nos acessos da colméia, atenta a aproximação de outros insetos (formigas, cupins) e até animais como ursos. A comunicação do perigo é feita com a dispersão de um odor liberado por uma glândula localizada próximo do ferrão. A percepção deste sinal promove a saída de populações de operárias que vão atacar decididamente os intrusos.

· no vigésimo terceiro dia de vida a abelha assume a atividade mais trabalhosa - a de sair pelos campos para coletar néctar e polén. Mais, os elementos que identificam fontes de néctar e pólen comunicam às outras abelhas, por meio de movimentos (espécie de dança) a localização das referidas fontes. O odor preso à abelha informante comunica detalhes sobre o tipo de planta localizada. A operária desempenha cerca de 30 dias a atividade de coleta de materiais para abastecer a colméia.

· Depois de cerca de 50-55 dias de vida como abelha operária, sentindo aparecer a fraqueza e a velhice, o pequeno trabalhador afasta-se espontaneamente de sua comunidade para morrer sem promover a descontinuidade do trabalho de suas dedicadas colegas.

Fonte:
http://www.curiosidades10.com/animais/a_dura_rotina_de_uma_abelha_operaria.htm



domingo, 24 de março de 2013

Curiosidades sobre alguns animais Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-alguns-animais.html



Você sabia:

-Que a rainha-cupim pode por até 80.000 ovos por dia?

-Que as pulgas podem saltar até 50cm de altura?

-Que o pêlo das preguiças nasce ao contrário, da barriga para as costas, para poder a água da chuva escorrer?

-Que a língua do tamanduá-bandeira pode ter mais de meio metro?

-Que em alguns tucanos a cor de dentro do bico é diferente da cor do lado de fora?

-Que as estrelas-do-mar podem formar um novo braço, se algum deles for cortado?

-Que o mamífero mais rápido do mundo é o guepardo que pode atingir velocidades de até 110 km/h?

-Que no mundo existem 4600 espécies de mamíferos, 31 mil de peixes e mais de 900 mil de insetos?

-Que um grama do veneno da cobra naja pode matar até 150 pessoas?

-Que o pica-pau pode dar até cem bicadas por minuto numa árvore.

-Que a maioria das garças não bebe água? Elas retiram este precioso líquido dos animais que comem!

-Que o gavião real é a ave mais forte do mundo?

-Que as araras e os papagaios são consideradas as aves mais inteligentes do mundo?

-Que os urubus podem enxergar uma distância de até 3 quilometros?

-Que as cobras ficam sempre colocando a língua para dentro e para fora, porque é assim que elas sentem cheiros?

-Que existe uma mariposa gigante que pode medir 30 centimentros?

-Que algumas borboletas possuem asas transparentes?

-Que a maior parte do canto que se pode ouvir em um brejo vem das pererecas?

-Que os sapos machos possuem dois espinhos para segurar a fêmea no abraço nupcial?

-Que o maior tatu do mundo é o tatu canastra?

-Que os dentes dos roedores crescem sem parar?

-Que as capivaras são os maiores roedores do mundo?

-Que o Brasil abriga a maior variedade biológica do planeta?

-Que o Pantanal é a maior superfície alagada do planeta, e tem uma das maiores concentrações de seres vivos?

-Que o tuiuiú é a ave simbolo do Pantanal?

-Que todo ano são retirados dos rios do Pantanal, cerca de 3.000 toneladas de peixes?

-Que as asas do albatroz chega a medir mais de 3 metros de envergadura?

-Que o maior camarão de água doce do mundo vive na amazônia, chegando a medir 48cm da cauda a ponta das garras?

-Que os camelos chegam a ingerir de 70 a 100 litros de água em apenas 10 minutos?

-Que a maior cobra venenosa do Brasil é a surucucu?

-Que o hipopótamo e a girafa dormem em pé?

+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Curiosidades sobre alguns animais":

sexta-feira, 22 de março de 2013

NÃO EXISTE RODEIO SEM CRUELDADE!


Por Mariana Hoffmann

O Brasil está se tornando um pólo da indústria dos rodeios, que movimenta todos os anos cerca de 2 bilhões de dólares nas mais de 1,2 mil festas de peão nacionais. O maior evento, em Barretos, recebe em torno de um milhão de pessoas, perdendo apenas para o Carnaval do Rio de Janeiro. Os números estratosféricos refletem a bonança da atividade agropecuária no Brasil, além da forte influência da cultura country norte-americana. São hordas consumindo calças apertadas, chapéu de couro e música sertaneja. Tudo já no formato adequado ao consumo de grandes massas: pouco conteúdo e muito barulho. Isso, por si só, já seria degradante. Porém, a faceta mais cruel dos rodeios se esconde nos bretes, onde o espectador comum não tem acesso.
Aparentemente, o boi “bravo” está lutando para não ser montado. Mas a realidade é que a maior parte dos bovinos e equinos utilizados nos eventos são animais pacíficos. As reações de saltar e corcovear se devem ao uso de instrumentos que comprimem regiões sensíveis, como a virilha e os órgãos genitais do animal, fazendo-o se debater na tentativa de se livrar do “equipamento”. Um dos mais utilizados é o sédem: espécie de cinta que é amarrada na virilha e apertada com força minutos antes do animal entrar na arena, causando muita dor. Também são utilizadas esporas e outros objetos pontiagudos sob a sela, substâncias abrasivas (como pimenta e terebintina) são colocadas no corpo do animal para que ele fique irritado e salte, choques elétricos e mecânicos também são aplicados aos animais que estão no brete para aumentar o estresse e gerar agressividade. Os que defendem a prática costumam alegar que o animal “trabalha” apenas 8 segundos (tempo em que o peão deve permanecer montado). Porém, os treinos também são feitos com os equipamentos, e há relatos de peões que treinam de 6 a 8 horas por dia!
Os abusos e maus-tratos são tão evidentes que já existe uma extensa literatura médica e legal condenando o uso dos apetrechos de rodeio. O site www.odeiorodeio.com mostra uma série de laudos e pareceres, como o da professora Júlia Matera, presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo: “A utilização de sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos e esporas gera estímulos que produzem dor física nos animais, em intensidade correspondente à intensidade dos estímulos. Além da dor física, esses estímulos causam também sofrimento mental aos animais, uma vez que eles têm capacidade neuropsíquica de avaliar que esses estímulos lhes são agressivos, ou seja, perigosos à sua integridade”. Uma vez evidenciados os maus-tratos, conclui-se que os rodeios são totalmente inconstitucionais. Mesmo assim, recebem a bênção do poder público e de diversas empresas que atuam como patrocinadoras.



Prova do laço: atrocidade
Não é incomum que bezerros fiquem paralíticos devido ao tranco dado pelo laço em seu pescoço. Muitos sofrem lesões na coluna vertebral e traquéia.
“Testemunhei a morte instantânea de bezerros após a ruptura da medula espinhal. Também cuidei de bezerros que ficaram paralíticos e cujas traquéias foram total ou parcialmente rompidas. Ser atirado violentamente ao chão tem causado a ruptura de diversos órgãos internos, resultando em uma morte lenta e agonizante”.  (Relato do médico veterinário E. J. Finocchio, publicado na revista “The Animals Agenda”)
Se você é contra, assine a petição contra  realização de rodeios do Brasil.

COVARDIA HUMANA NA FARRA DO BOI

BANDO DE NOJENTOS. MAS UMA COISA É CERTA  EXISTE UM DEUS EXISTE UM CRIADOR E TUDO QUE FIZEREM PARA OS INOCENTES PARA OS ANIMAIS IRÃO PAGAR E VAI SER MUITO CARO VÃO SENTIR NA PELE,


COMO PODE MEU DEUS EXISTIR PESSOAS CAPAZES DE MALTRATAR TANTO O POBRE BICHO,PORQUE TANTA MALDADE  ELE SOFREU TANTO SENTIU TANTA DOR E ESTÁ AI, NO CHÃO FERIDO,ACHO QUE MORTO REVOLTANTE ATÉ QUANDO VAI EXISTIR ISSO.


SENHOR DA A ESSAS PESSOAS O QUE ELES MERECEM COM TODA FORÇA QUE TU TENS E NÃO PERMITA QUE QUEM FAZ ESSE TIPO DE MALDADE VIVA SEM PAGAR O PREÇO QUE MERECE.


NÃO TEM CORAÇÃO,JAMAIS TIVERAM PORQUE TANTA MALDADE,SERES PODRES INFELIZES. QUE MERECEM EM TRIPLO TUDO QUE FAZEM PARA OS ANIMAIS COVARDES.



RIDÍCULO É VER ESTAMPADO NA  CARA O SORRISO E A FELICIDADE PELO SOFRIMENTO DO POBRE ANIMAL SEM NOÇÃO SEM CARÁTER SEM CULTURA SEM AMOR PRÓPRIO SEM NADA...

MORTO PELO BICHO HOMEM QUE MATA POR AMOR,PELO PRAZER EM FAZER SOFRER



TRISTEZA NA CARA DO BICHO POR NÃO ENTENDER POR QUE FIZERAM ISSO, OQUE ELE FEZ PRA ,MERECER ISSO.


COVARDIA ALÉM DO HOME AGORA A MAQUINA


CRUELDADE,COVARDES NOJENTOS SERES ABOMINÁVEIS AO MUNDO,QUAL O OBJETIVO DISSO VER A DOR E O SOFRIMENTO DO ANIMAL, SE A PESSOA QUE FAZ ISSO  QUER VER O SOFRIMENTO ENTÃO FAÇA PRA SI MESMO,SE CORTE DEIXA O BICHO EM PAZ.





quinta-feira, 21 de março de 2013


Em muitos países já existem leis protetivas aos animais, no 

sentido de evitar maltrata-los. A Declaração Universal dos 

Direitos dos Animais, da UNESCO, celebrada na Bélgica em 

1978, e subscrito pelo Brasil, elenca entre os direitos dos 

animais o de "não ser humilhado para simples diversão ou 

ganhos comerciais", bem como "não ser submetido a 

sofrimentos físicos ou comportamentos antinaturais". O art. 

14 da Carta da Terra criada na RIO+5 que diz que devemos 

tratar todas as criaturas decentemente e protegê-las da 

crueldade, sofrimento e matança desnecessária.

Em nossa legislação atual maltratar animais, quer sejam 

eles, domésticos ou selvagens, caracteriza-se crime 

ecológico, conforme art.32 da Lei 9.605, de 13.02.98, com 

detenção de três meses a um ano, e multa, para quem 

praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais 

silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. 

Ou seja, maltratar animais é crime. Já o Dec.Fed. 24.645/34, 

que ainda está em vigor quanto ao que se pode considerar 

maltratar, elenca nos artigos 3º ao 8º os atos assim 

considerados. Existe ainda legislação específica que 

disciplina a utilização de animais em experiências científicas.

Ante o exposto, podemos concluir que por provocar lesões 

físicas e estresse desnecessário aos animais contendores, 

constituem-se crimes a "briga de galo", a "briga de 

pássaros", a "farra do boi", "a briga de cães", bem como em 

se exigindo trabalho excessivo ou maltratar animais em 

circo, em rodeios, vaquejadas entre outros. Aliás, quanto a 

estas três últimas modalidades citadas há grande discussão 

se a utilização dos instrumentos para "incentivar" o animal 

caracteriza maus-tratos. Também constitui-se crime previsto 

na legislação citada, abandonar animal de estimação 

infringindo-lhe fome e desabrigo, já que dependem do seu 

dono para sobreviver. Quanto aos animais silvestres não 

estão fora da proteção legal, de modo que ações cruéis 

contra eles também se constituem crime.

Portanto, o tratamento cruel ao animais, quaisquer que 

sejam eles, além de demonstrar um alto grau de 

insensibilidade do ser humano é crime. Apesar de estarmos 

às portas do século XXI, ainda tratamos com crueldade e 

sem a menor consideração os nossos maiores 

colaboradores, que são os animais, mostrando quão 

somos ingratos.


Leia mais:

 http://jus.com.br/revista/texto/1718/maus-tratos-e-

crueldade-contra-animais-aspectos-

juridicos#ixzz2NAD0CzRT

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mais Curiosidades sobre Animais Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/mais-curiosidades-sobre-animais.html





O animal que corre mais rápido - Guepardo - Este felino pode correr até 110 km por hora. Mas, ele só consegue correr esta velocidade em distâncias curtas, equivalente a 4 quarteirões.


O peixe que nada mais rápido - Agulhão-vela Este peixe segura o record do nadador mais veloz. Alcança uma velocidade de 115 km por hora.

O animal que pula mais alto - Pulga- A pulga é um dos maiores atletas de natureza. Este inseto pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo. Se você pudesse fazer isso, você poderia saltar do início ao fim de um campo de futebol americano em um único pulo.


O animal que mergulha mais fundo - Elefante marinho - Segundo os cientistas ele é o campeão de mergulho. Eles são encontrados na consta da California, México e América do Sul. Eles podem mergulhar de 1220 metros em busca de comida no fundo dos oceanos. Leva somente 17 min para este animal notável alcançar aquela profundidade.


O maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica - Muriqui O muriqui é o maior primata das Américas. A cabeça é redonda, o corpo é pesado, os membros são longos e esbeltos; o rabo é mais longo que o corpo, desnudo em baixo perto da ponta, e preênsil.


A mais bizzara e intrigante espécie de quelônio - Matamatá Carapaça com até 40 cm de comprimento, quadrangular, apresentando três fileiras de quilhas; cabeça achatada, triangular, com uma probóscide; nos lados da cabeça e pescoço são observadas extensões de pele.


O Maior cervo da América do Sul - Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus) - ALTURA: Até o dorso - de 1,1 a 1,2 m COMPRIMENTO: 1,8 e 1,9 m, cauda de 10 a 15


Uma das maiores aves da América do Sul e o Símbolo do Pantanal - Jaburu (Jabiru mycteria) - além do seu tamanho (1,10 m), chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas.

O Maior dos Antílopes - Elande (Taurotragus derbianus gigas) - O maior de todos os antílopes, com 1,65 m. de altura e 900 quilos. Fêmeas também tem chifres.

O Menor dos antílopes - Dik dik (Madoqua kirki) - Os dik-diks são os menores antílopes que existem. Conhecidos também com antílopes-pigmeus, eles têm em média 35 cm de altura ou, conforme a espécie, ainda menos.

O Menor mamífero - Musaranho pigmeu (Suncus etruscus ) - O musaranho pigmeu tem apenas 52 mm de comprimento e uma cauda de 30 mm. É, sem dúvida, o menor de todos os mamíferos.

O Maior mamífero - Baleia Azul - (Balaenoptera sp.) - São os maiores animais da Terra, podendo chegar ao peso de 145 a 160 toneladas. Seu antepassado direto foi o maior animal já existente na chegando a 175 toneladas de peso

Águia-americana atinge 2,25m de envergadura: comprimento das asas abertas. É o símbolo nacional dos EUA.


Pica-pau dá mais de cem bicadas por minuto numa árvore, para procurar formigas. Chega a comer mais de mil por dia!


Porco espinho tem uma armadura de 32.000 curtos espinhos, sob, seu pêlo brilhante, que se eriçam quando ele é atacado.



Alce é o maior membro da família dos cervídeos, chegando a atingir 2m de altura e 800kg de peso. Só os machos têm chifres.


Coruja é capaz de piscar um olho e também girar a cabeça até três quartos da rotação total.


Dromedário em caso de necessidade, pode trotar durante 16 horas a fio, percorrendo assim, até 140 Km por dia.


Camelo robusto percorre de 30 a 40 Km por dia, conduzindo uma carga de 250 Kg. No verão pode passar de 2 a 3 dias sem água e 1 ou 2 dias sem alimento. No inverno pode suportar até 8 dias a falta de água e não se alimentar por 4 dias, sem inconveniente para a sua saúde.
Dromedário sedento pode tomar até 140 litros de água em apenas 10 minutos.


Os registros dos primeiros répteis datam de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Possui 6000 espécies e estão melhor adaptados a vida em terra seca que os anfíbios.


A classe dos mamíferos é a mais conhecida pois inclui o homem e possui 4000 espécies diferentes. Os maiores animais selvagens ou domésticos, são mamíferos.

Mariposa Imperador a maior do mundo. Ela tem 30 centímetros da extremidade de uma asa à da outra e o corpo branco e acinzentado. As asas parecem ter recebido pinceladas de desenhos geométricos, pintados de preto, cinza e marrom . Seu nome comum é Mariposa Imperador. É o maior lepidóptero noturno do mundo. Em outras palavras, a maior mariposa do planeta. A família dos lepidópteros é a mesma a que pertencem as borboletas. A diferença básica é que estas são insetos diurnos, enquanto as mariposas são noturnas ou crepusculares. A imperador foi encontrada pela primeira vez na Amazônia, mas outros exemplares já foram vistos nas matas do México.

A cobra mais pesada é a Sucuri. A mais pesado de todas as cobras - alguns cientistas dizem que também é o mais longo - é a sucuri que mora na América do Sul. A maioria das sucuris cresce aproximadamente 7,6 metros. Mas a maior encontrada tinha 11,2 metros e pesava 453 kg. Por ser muito pesada, a sucurí fica muito tempo na água que onde alivia seu grande peso.

O Maior olho da Lula Gigante. Apesar do tamanho da baleia azul, seus olhos são só 10 cm. A lula gigante possui o record para o maior olho - 38 cm.


O mais forte de todos os animais besouro rinoceronte. Ele vive na America do Sul é o mais forte de todos os animais. Este inseto surpreendente pode erguer oitocentas cinqüenta vezes seu próprio peso. Se você fosse tão forte quanto este besouro, você poderia erguer três elefantes - um peso equivalente a 12 toneladas.


O animal mais barulhento e o Bugio. Ele é o animal mais barulhento e que grita mais forte que existe em terra. Seu grito pode ser ouvido por mais de 16 km na floresta da América Central e América do Sul.


O animal que mais tempo vive é a Tartaruga Gigante das ilhas Galápagos - Essas tartarugas vivem mais que 150 anos. Isto é o tempo de vida mais longo que qualquer outro animal com coluna vertebral.


As maiores Tartarugas é a Tartaruga Gigante das ilhas Galápagos - Elas estão entre as tartarugas maiores. Elas pesam até 226 kg e tem uma carapaça que mede aproximadamente 1,2 metros.


O pássaro mergulhador mais rápido é o Falcão Peregrino e se encontra na América do Norte e América do Sul, Austrália e África. Ele pode mergulhar pelo ar a 281 km por hora. Isso é mais rápido que qualquer outro pássaro pode mergulhar

O Mais alto A Girafa pode chegar a 9 metros de altura

O animal mais esquisito é o ORICTÉROPO. Este é um dos mais esquisitos do mundo. Ele tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas de baixo da terra como uma toupeira! Por isso é também chamado porco da terra pelos sul africanos.

Maior Tartaruga - Tartaruga marinha, conhecida como Tartaruga de couro. Pode ultrapassar os 2 metros e pesar até 600 kg.

Maior quelônio de água doce é a Tartaruga da Amazônia. Uma grande mede até 1,5 metro de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg. Sua média de vida é acima de 100 anos

Únicos mamíferos que botam ovos - O Ornitorrinco e o Équidna cinco espécies de équidnas também da Austrália e da Nova Guiné fazem parte dos Seis das 4.237 espécies de mamíferos põem ovos.

O Maior peixe do mundo O tubarão baleia pode alcançar um comprimento de 15 metros

O Menor peixe do mundo - Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm

Maior roedor -A Capivara (Hydrochoerus hydrochoeris) -Mede quando adulto 1 a 1,30 m de comprimento e 0,50m de altura.

O Maior peixe de água doce - O Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento. Em geral, tem cerca de 2 metros maior do que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200 quilos

Animal com o menor cérebro - A preguiça, espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida

O maior besouro do mundo - o Besouro Gigante (Titanus gigantus), se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta. Com 20 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto.

O Maior camarão de água doce - Vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.

O Menor Macaco do Mundo - O sagüi-leãozinho, (Cebuella pygmaea) é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 107 a 141 gramas. É o menor macaco sulamericano, com registro, inclusive, no Guiness Book. Habita as áreas de floresta pluvial da Amazônia e países vizinhos, onde o casal e suas crias vivem em grupos pequenos.

O Maior Macaco do Mundo - O Gorila - Podem atingir 2 m de altura e pesar de 140 a 275 kg.

O Maior Tatu do Mundo - O Tatu Canastra (Priodontes giganteus) - pode medir 1 m de comprimento, com mais de 50 cm de cauda, e pesa 60 kg.

A Maior cobra venenosa do Brasil - A Surucucu - A surucucu é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. pertence à família dos Critalídeos, mas sua cauda não tem guizos, com a da cascavel. Comprimento: 3,5 m.

A Maior das Águias - A Harpia (Harpia harpyja) - Maior águia do mundo, a harpia amazônica tem 97 centímetros de altura, 11 a mais que a águia careca americana e bem maior que as espécies encontradas na África e na Europa. Alimenta-se de pequenos roedores e até de macacos.


Existem mais de 25 mil espécies de peixes diferentes em todo o mundo.
Existem mais de 125 mil espécies de moluscos.
Existe mais de 1 milhão de insetos.
Existem mais de 3 mil espécies de anfíbios.
Existem mais de 8.500 espécies diferentes de aves e que destas 5 mil são passeriformes.
Existem mais de 50 mil espécies diferentes de aranhas.


Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Floresta Amazônica (67%). Das 141 de morcegos, 125 voam por lá.


Das 75 espécies de primatas que vivem no Brasil, 58 saltam pelos galhos da Floresta Amazônica. Um dos mais conhecidos, o macaco-barrigudo, é usado como mascote por índios e caboclos ribeirinhos.
O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Floresta Amazônica. O cururu mede 30 centímetros (quatro vezes mais o tamanho de um canário) e pesa mais de 1 quilo.


A sucuri chega a medir 11,5 metros de comprimento já houve contos de até 18,2 mts. Mas ainda nossa cobra não foi reconhecida cientificamente como a mais longa, Portanto a cobra mais longa é a Python de todas as cobras é considerada a mais comprida que mora nas selvas do Sudeste da Ásia. Pode crescer até 10 metros de comprimento.


Peixe-boi tem o peso de sete mergulhadores.

terça-feira, 19 de março de 2013

Documento sobre denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais.





Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação 
pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, 
silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas 
muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do 
animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico 
ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à 
delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à 
Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. 

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes 
Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos 
trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação 
diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer 
a Lei Federal.

Lei de Crimes Ambientais

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, 
nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para 
fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Constituição Federal Brasileira
Art. 23. È competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
VII – preservar as florestas, a fauna e a flora;

Art. 225. Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e 
essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e 
preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1.º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:

VII - proteger o Meio Ambiente adotando iniciativas como: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da 
lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou 
submetam os animais à crueldade.” 

A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente. Também podese denunciar diretamente no Ministério Público ou no Ibama.Como proceder nas delegacias

- Cumpre à autoridade policial receber a denúncia e fazer o boletim de ocorrência. O policial que se negar a 
agir estará cometendo crime de prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou 
praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal - art. 319 do 
Código Penal). Caso isso aconteça, há como queixar-se ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia 
Civil.

- Assim que o escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar 
Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Negando-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o de que 
pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no 

Art. 329 do Código Penal Brasileiro 
(retardar ou deixar de praticar indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei 
para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). (Leve esse artigo por escrito.)

- Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) 
responsável(s). 
- Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, 
mapas, laudo ou atestado veterinário, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais 
detalhada a denúncia, melhor.

Dica: ao ir à delegacia, procure levar por escrito o art.32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605 
de 1998), uma vez que, infelizmente, há policiais que não estão cientes do conteúdo dessa lei.
Saiba que você não será o autor do Processo Judicial que for aberto a pedido do delegado. O Decreto 
24645/1934 reza em seu artigo 1º - “Todos os animais existentes no país são tutelados do estado”, Logo, 
uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, ou elaborado TCO, o Delegado o encaminhará ao 
juízo para abertura da competente ação penal onde o Autor da ação será o Estado
Como proceder no Ministério Público

- O Ministério Público é quem tem a autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes 
Ambientais. Sendo assim, pode-se fazer a denúncia diretamente no MP, o que agiliza muito o processo.
- Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) 
responsável(s). 

- Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, 
mapas, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.
Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para 
linhaverde.sede@ibama.gov.br. O Ibama as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da 
agressão. 

Considerações finais

Note que o autor do processo judicial será o estado e não você. Sendo assim, não tema denunciar. 
As organizações não-governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade. Porém, 
exerça a sua cidadania. Não se cale frente aos crimes contra os animais e o meio ambiente, e exija das 
autoridades responsáveis as providências previstas por lei.

Os animais também merecem uma feliz Páscoa













Estamos no período da Páscoa e, como em todos os anos, é muito comum as crianças pedirem coelhinhos como presente nessa época. Infelizmente, cedendo ao capricho dos filhos, muitos pais acabam por comprar esses lindos animais como se estivessem comprando um bichinho de pelúcia: falta-lhes a consciência de que o animal precisa de cuidados especiais.
Para piorar a situação, há comerciantes que se aproveitam do momento e colocam coelhos filhotes e adultos  à venda em vitrines, sem a preocupação com o bem-estar desses animais. Alguns vendedores colorem o pelo com tinta para atrair o público, enquanto outros chegam a vender filhotes ainda bem imaturos, como "coelhos anões". Muitos desses filhotes acabam morrendo após alguns dias por falta de cuidados especiais, manipulação inadequada e falta da mãe. O mais triste é que, passada a empolgação, muitos animais ainda são abandonados em praças públicas ou em portas de veterinários. Em casos mais extremos, viram comida .
Os coelhos são seres vivos, não bichos de pelúcia. Eles vivem em média de 6 a 8 anos, requerem alimentação especial e equilibrada, necessitam de um ambiente apropriado, são extremamente sensíveis a mudanças de temperarura, possuem um "esqueleto frágil e delicado" e devem ser manipulados com cuidado, pois costumam fraturar os ossos mesmo em pequenas quedas ou pisões. É muito comum vermos as pessoas, principalmente crianças, os carregarem pelas orelhas, o que é totalmente contraindicado. 

Uma compra desnecessária

Ao comprar um animal por impulso, os pais reduzem esse ser vivo e senciente a uma mercadoria, e deixam de ensinar aos seus filhos sobre responsabilidade e compaixão. 
Em hipótese nenhuma devemos comprar um animal por impulso. Temos que levar em conta que eles necessitarão de cuidados especiais durante todo o seu tempo de vida, como:
  • alimentação apropriada à sua espécie
  • instalações adaptadas
  • visitas regulares ao veterinário
  • carinho, tempo, atenção e, sempre que possível, uma companhia  da mesma espécie.
Se você ou sua família não tem condições de prover todas essas condições ao animal,é melhor pensar em comprar para seu filho um coelho de pelúcia e curtir a Páscoa sem causar sofrimento a esses seres tão especiais.

Cães e chocolates

No período da Páscoa, precisamos ficar atentos também aos nossos cães. Quando ganhamos vários ovos de chocolate, é muito comum nossos melhores amigos acompanharem cada abertura de pacote com aquele olhar de “quero só  um pedacinho!”. Mas, infelizmente, o chocolate não é um alimento saudável para os cães: além de ser muito gorduroso e calórico, ele pode acabar intoxicando o animal.
O chocolate possui substâncias chamadas metilxantinas, que têm a capacidade de tornar o produto viciante, sendo as principais a cafeína e a teobromina, além de uma quantidade enorme de gordura e carboidratos. Mas a grande vilã para o organismo do cão é a teobromina. Sua quantidade varia de acordo com a quantidade de gordura do chocolate: quanto mais gordura ele possuir, menor vai ser a quantidade de teobromina. Quanto mais escuro for o chocolate, mais teobromina ele terá, e maior será a possibilidade de ocorrer a intoxicação.
Assim, o chocolate amargo, muito utilizado na culinária, é o que oferece maior risco, já que possui um teor mais elevado de teobromina (em torno de 1.35%). No chocolate branco, esse valor é bem menor (0,005%), não oferecendo tanto risco ao cão. De qualquer maneira, não devemos dar nenhum chocolate, pois dependendo do tamanho do animal, mesmo um pedaço pequeno pode causar problemas. Além disso, essa substância pode demorar até seis dias para ser eliminada do organismo do animal.

Sintomas

Um cão intoxicado pela ingestão de chocolate pode apresentar os seguintes sintomas:
  • aumento da frequência cardíaca, arritmias cardíacas
  • aumento da micção (eliminação de urina)
  • aumento da pressão arterial
  • hiperatividade, inquietude
  • insônia
  • tremores
  • convulsões
e até mesmo o coma e a morte, dependendo da quantidade de chocolate que o cão ingeriu. É mais comum ocorrer intoxicação em animais de pequeno porte ou animais jovens, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal.
Se o seu animal “roubou” um ovo de cima da mesa e o comeu inteirinho, fique atento aos sintomas e, diante de qualquer alteração, leve-o ao veterinário de sua confiança. Uma maneira de evitar esse problema é esconder do seu cão os ovos ou comprar ovos de chocolate feitos especialmente para cães: eles não contêm cacau nem as xantinas que fazem mal, e são vendidos nessa época em lojas especializadas.
Boa Páscoa!
Foto artigo Dra. Rosangela Ribeiro_219 
MV. Rosangela Ribeiro Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil

Muito freqüentemente, animais são mantidos como companhia doméstica. Mas enquanto alguns donos tomam conta de seus animais, muitos outros animais de estimação sofrem com maus-tratos, negligência ou mesmo abandono. A WSPA está trabalhando para promover a guarda responsável de animais de estimação em todo o mundo. Isso inclui programas em países em desenvolvimento, onde o acesso à informação sobre bem-estar animal e cuidados veterinários pode ser escasso ou indisponível. Cuidar dos animais de forma responsável é igualmente relevante para donos de animais de estimação nos países ricos, onde os animais podem sofrer se seus donos não tiverem consciência de suas necessidades







O cuidado com os animais começa em casa

Em alguns países existe acesso a boa assistência veterinária. Mas a melhor forma de manter os animais de estimação saudáveis é satisfazermos, nós mesmos, suas necessidades de bem-estar.
Os grupos de bem-estar animal usam a lista abaixo para avaliar se um animal está feliz e saudável e você também pode fazer isso. Todas as cinco liberdades precisam ser atendidas. Um animal bem-alimentado, por exemplo, pode vir a sofrer se estiver muito frio.
Seu animal de estimação deve estar:
  • Livre de fome e sede
  • Livre de desconforto
  • Livre de dor, ferimento e doença
  • Livre de medo e angústia.
  • Livre para expressar seu comportamento natural
Esse último item significa que devemos entender as necessidades comportamentais de nossos animais de estimação e dar a eles a oportunidade de expressá-las. Por exemplo, em vez de tentar impedir que um gato arranhe portas, dê a ele um poste próprio para esse fim.
Para mais informações e conselhos, baixe os arquivos com os panfletos da WSPA sobre cuidados com cachorros (PDF 252KB) e cuidados com gatos (PDF 297KB). E se você é fluente em inglês, visite ainda o website da RSPCA, que oferece aconselhamento sobre cuidados de uma grande variedade de animais domésticos.

Cuidar de animais é responsabilidade de todos

Tendo ou não um animal de estimação, existem atitudes diárias que você pode tomar para garantir o bem-estar deles:
  • Denuncie maus-tratos contra os animais
    Aprenda a reconhecer sinais de abuso ou negligência. No Brasil, denuncie junto aos órgãos competentes, de acordo com as orientações deste documento.
  • Ajude a reduzir a superpopulação animal
    Existem milhões de cães e gatos indesejados nas ruas de todo o mundo. Esterilize seu animal e, se possível, coloque um micro chip nele. Adote seu próximo animal de companhia de um abrigo local. Para mais informações sobre adoção de animais, entre com contato com as afiliadas da WSPA no Brasil.
  • Apóie o reconhecimento internacional da importância do bem-estar animal
    Adicione seu nome ao abaixo-assinado mundial pela Declaração Universal de Bem-estar Animal (DUBEA). Celebridades já aderiram. Essa legislação daria aos animais em todo o mundo os mesmos níveis básicos de proteção. Saiba mais.
Por reconhecer que a crueldade pode vir da ignorância, a WSPA trabalha para melhorar o bem-estar dos animais através da educação. Ajude-nos a continuar a educar os donos de animais e a conduzir outros trabalhos vitais para o bem-estar animal.